É comum ficar em dúvida sobre onde consultar um médico quando estamos com um resfriado ou sofremos algum tipo de acidente, seja ele doméstico ou até mesmo de trânsito. Também não existe muita orientação disponível, o que pode ocasionar filas de espera desnecessárias e reclamações por parte dos pacientes e da equipe de saúde.
Refletindo sobre o assunto, nossa equipe preparou orientações para você saber a quem recorrer quando você precisar de atendimento médico.
A diferença é bem simples: o Pronto Atendimento (PA) atende pacientes de baixa complexidade, ou seja, que não correm risco de vida. Já a Unidade de Emergência atende casos graves, onde existe uma situação que põe em risco a vida do paciente. Entretanto, se você apresentar um quadro agudo, que se encaixa no Pronto Atendimento e recorrer ao setor de Emergência do hospital, será acolhido e encaminhado ao Pronto Atendimento.
Caso não seja possível encaminhar ou o PA esteja fechado, você será atendido mesmo que não seja considerado um caso grave. Nessa situação, o atendimento não será priorizado, mas será feito, mediante o Protocolo de Classificação de Risco. Nos municípios da nossa região, os PA’s têm horários diversos de atendimento, sendo alguns de 12 horas e até mesmo 24 horas.
Quando se tratar de um acidente grave, traumas de crânio com perda de consciência, desidratação, dados vitais alterados, dificuldade respiratória aguda, queimaduras, fraturas expostas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), dor no peito, infarto, picadas de animais peçonhentos, ferimento por arma branca ou arma de fogo, hemorragias ou chamar o socorro quando encontrar um paciente não responsivo.
Existem outros quadros agudos que podem ser encaminhados ao Pronto Atendimento tais como: febre, dores, vômitos, sintomas de resfriado, fraqueza e mal-estar.
Também existem situações crônicas que pedem uma consulta eletiva, ou seja, com hora marcada no consultório médico ou Posto de Saúde. Também é importante lembrar: Pronto Atendimento e Emergência não são lugares para renovação de receita, se fizermos isso só vamos gerar demora no atendimento de quem realmente tem a prioridade.
Seja consciente, tenha bons hábitos de saúde, faça seus exames regularmente. Saber usar bem os serviços de emergência e pronto atendimento é fundamental para evitar superlotação, sobrecarga dos profissionais de saúde, reclamações e atendimentos insatisfatórios. Entre em contato e saiba mais!