O Hospital São José presta atendimento de Urgência e Emergência à população, de acordo com a legislação estabelecida pelo Ministério da Saúde, sendo considerado uma porta de entrada ao sistema de saúde. Através da Portaria nº2048 do Ministério da Saúde, propõe-se nas unidades de atendimento às urgências o acolhimento e a triagem classificatória de risco.
A classificação de risco é utilizada para melhor organizar o fluxo dos pacientes que procuram por atendimento nas portas de entrada dos serviços de saúde, garantindo um atendimento humanizado e de qualidade em qualquer situação.
Ao chegar na Emergência, após abertura de ficha na recepção, o paciente é acolhido pela equipe de enfermagem. Através do acolhimento, a equipe multiprofissional é capaz de estabelecer as prioridades de atendimento, focando nas necessidades imediatas e nas queixas dos clientes.
O acolhimento e classificação de risco tem como objetivos: identificar o grau de prioridade sobre a queixa do cliente; classificar as queixas do cliente, mediante protocolos, a fim de garantir o atendimento imediato ou mediato; humanizar o atendimento da população que busca atendimento no setor de urgência/emergência.
Durante o acolhimento, o profissional de enfermagem irá diferenciar os pacientes, dentro da sua gravidade, através de cores, garantindo o atendimento do prioritário (de maior gravidade) ao eletivo (menos grave). A enfermagem se utiliza de escuta qualificada e da tomada de dados vitais e, então, classifica. De acordo com a classificação estabelecida, o cliente é encaminhado para atendimento, ou aguarda para o mesmo.
Cores do Protocolo de Classificação de Risco
O protocolo de acolhimento do Hospital São José atribui ao paciente acolhido uma cor, que identifica o grau de prioridade para atendimento e estabelece o tempo máximo de espera. São as cores: vermelho, amarelo, verde e azul.
O paciente classificado como vermelho precisa ser atendido imediatamente, caso contrário sua vida fica ameaçada. Na classificação de cor amarela, o paciente pode aguardar até 1 hora. O paciente classificado com a cor verde pode aguardar até 2 horas, pois não tem risco de morte. O paciente classificado como azul pode aguardar até 4 horas, sem risco de morte.
Os pacientes classificados com as cores verde e azul são encaminhados para o Pronto Atendimento do seu município de origem, podendo os casos azuis serem atendidos em uma Unidade Básica, pois essa cor é atribuída aos casos eletivos, troca de sonda ou renovação de receita.
Após o acolhimento, o paciente passa por atendimento médico, no hospital ou no PA para onde é encaminhado, sendo em seguida, liberado, mantido em observação ou demais condutas, conforme a complexidade do caso. Entre em contato com o Hospital São José e saiba mais.
Comments are closed.