Mantendo a essência do carisma das Irmãs de Santa Catarina, o Hospital São José é um Hospital Geral que prima pelo acolhimento e atendimento humanizado de seus pacientes. Estabelecido em Ivoti, é referência para vários municípios nas áreas clínica e cirúrgica. Em Saúde Mental é referência para a Primeira Coordenadoria de Saúde, sob a regulação estadual.
O Hospital São José foi fundado em 1937, porém sua história data de muitos anos antes, a partir da vinda das Irmãs de Santa Catarina para Ivoti. Elas chegaram em 28 de julho de 1902. Chamada à época de Bom Jardim, Ivoti pertencia ao terceiro distrito de São Leopoldo.
As Irmãs vieram com o objetivo de assumir a educação na escola paroquial e a saúde domiciliar. Elas iam a pé ou a cavalo atender os doentes e ofereciam atendimento espiritual e fitoterápico. O atendimento domiciliar durou 34 anos.
Percebendo a necessidade de atender melhor os doentes da população, transformaram a escola em hospital contendo 5 quartos com 16 leitos e uma sala cirúrgica. O nome São José originou-se por uma estátua de São José que o Sr. Carlos Schneck doou à capela do hospital.
O primeiro médico foi Rodolfo Heissler. A primeira enfermeira foi a Irmã Petronila Falkwoski. A primeira paciente era Rosina Weber de Lindolfo Collor, com 72 anos. Em julho de 1937 iniciou-se a construção do novo hospital, concluído em 1938 com 20 quartos, com seis Irmãs assumindo a saúde e outras quatro na escola.
Com o passar dos anos, o Hospital São José recebeu diversas obras de incremento e expansão da estrutura, chegando atualmente com 50 leitos hospitalares, bloco cirúrgico, maternidade, urgência e emergência, centro de diagnóstico e uma estrutura completa para cuidar com excelência e olhar humanizado, sendo a mão amiga das famílias de Ivoti, Lindolfo Collor, Presidente Lucena e São José do Hortêncio, atendendo uma população estimada em cerca de 50 mil habitantes.